Entenda o que é esse índice, como calcular e qual o impacto nas clínicas médicas
Em tese, EBITDA é um indicador financeiro que determina a capacidade que um negócio tem de gerar lucro, levando em consideração suas atividades operacionais em um determinado período, determinando se há rentabilidade nas operações ou prejuízos. A sigla vem do inglês Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, que pode ser traduzida para “Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização”.
Como é feito o cálculo?
É possível obter a margem EBITDA fazendo o seguinte cálculo:
Somar o valor do lucro líquido aos tributos, imposto de renda e contribuição;
Subtrair qualquer valor positivo que não interfira no caixa;
O primeiro resultado é o EBIT, ou seja, lucros sem tributação;
Com o valor do EBIT, soma-se a depreciação e a amortização constantes na DRE;
Esse resultado deverá ser dividido pela receita líquida e multiplicado por 100, para que se transforme em um valor percentual.
E, assim, tem-se a margem EBITDA de um determinado período da empresa.
Qual o impacto nas clínicas?
O cálculo da margem EBITDA é muito importante para os gestores de clínicas, pois fornece uma visualização a respeito dos rendimentos operacionais obtidos em suas atividades.
Deixando os elementos financeiros de lado, o EBITDA torna possível a visualização da eficiência operacional da organização. Por exemplo, se a margem EBITDA é baixa, significa que as operações da clínica têm eficiência baixa.
Com isso, é possível ver com clareza se são necessárias mudanças na gestão da organização, se os seus ativos são capazes de gerar caixa, se a saúde financeira dos negócios está em dia, se há prejuízos nas operações, além de qual a lucratividade de certo período.
Todos os envolvidos na gestão de uma clínica médica podem se beneficiar da margem EBITDA, sejam gestores ou profissionais de saúde, já que ela atesta a real eficiência das suas atividades e ações.
MEDSYSTEM WEB
0800 707 5900 | 0800 704 1133
comercial@soitic.com
Compartilhe essa postagem