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Como fica a telemedicina em 2021?

12/01/2021
Como fica a telemedicina em 2021?

A prática de consultas à distância foi normalizada em 2020 e continuará revolucionando o setor da saúde em 2021


A pandemia de 2020 intensificou as transformações digitais nos setores da saúde. Isso quer dizer que as inovações tecnológicas na área médica já estavam acontecendo, mas um pouco mais lentas do que a velocidade que vivenciamos em 2020.

Com a necessidade de resolver de forma rápida e inteligente a redução de atendimentos presenciais, a prática da Telemedicina foi legalizada esse ano para auxiliar profissionais da saúde a realizar o atendimento médico de forma mais segura, como medida preventiva no combate ao Covid-19.

Ressaltamos que em nenhum momento uma tecnologia substituirá o trabalho do profissional de saúde, ela é mais uma ferramenta que nos auxiliará a manter o bem-estar da sociedade, em conjunto com os serviços básicos de saúde e pesquisa.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a prática da telemedicina que continuará em alta em 2021.


Telemedicina 

A  Telemedicina tornou-se mais popular em 2020 e vem sendo chamada de uma tendência irreversível para 2021.  A prática de atendimento remoto facilita a conexão entre médico e paciente, permite a troca de informações entre médicos e agiliza os diagnósticos e tratamentos. 

Devido à possibilidade de realizar atendimentos de forma remota, a prática teve seu processo de normatização acelerado para atender às demandas de distanciamento social durante a pandemia. A regulamentação ocorreu em agosto de 2020, quando houve a promulgação de um complemento da Lei 13.989, de abril de 2020, permitindo, durante a pandemia, o uso da tecnologia para o atendimento médico à distância.

A prática foi bem aceita entre médicos e os órgãos da saúde. Segundo a lei, o médico deverá informar ao paciente todas as limitações inerentes ao uso da telemedicina, tendo em vista a impossibilidade de realização do exame físico durante a consulta.

Soma-se a isso os padrões normativos e éticos usuais do atendimento presencial, que devem ser seguidos pela consulta remota. Inclui-se: não cabe ao poder público custear ou pagar  a contraprestação financeira pelo serviço prestado ou por quaisquer atividades quando não for exclusivamente um serviço prestado ao Sistema Único de Saúde.


Principais benefícios da Telemedicina

Além de ser uma forte aliada no combate contra o Covid-19, a prática traz vantagens para as organizações de saúde de forma geral. Entre os principais benefícios da Telemedicina encontram-se:


  • Otimização do tempo: dados de pacientes e resultados de exames ficam disponíveis online, permitindo o acesso seguro apenas por profissionais e pacientes;

  • Melhoria da capacidade de serviços: agilizando os processos, sobra mais tempo para mais atendimentos, os prazos de entrega de laudos e resultados diminuem e o tratamento pode começar com mais rapidez;

  • Melhora na segurança: realizando operações eletrônicas, os arquivos e dados só podem ser acessados por pessoas autorizadas. Além disso, o risco de perda ou danos aos dados é muito mais controlável.


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