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4 dicas para ajudar a sua clínica ou consultório a enfrentar a crise

06/07/2020
4 dicas para ajudar a sua clínica ou consultório a enfrentar a crise


Faça uma busca rápida no Google pela palavra “crise”. Milhares e milhares de resultados vão aparecer na sua tela. Na verdade, notícias bem mais desanimadoras do que deveriam, pode acreditar. O momento financeiro que estamos vivendo agora, tem influenciado as mais diversas áreas da economia. Nenhum setor consegue ficar livre dos efeitos de uma crise econômica, por menores que eles sejam. Nem mesmo a saúde. Por isso, vale a pergunta: você está pronto para enfrentar a crise?

Questão difícil, não é mesmo? A verdade é que nunca se está pronto para enfrentar tempos difíceis. Afinal, um empreendedor espera sempre que seu negócio prospere e seja lucrativo, o que é completamente normal. Apesar da desestabilidade, algumas atitudes podem ajudar a resgatar o equilíbrio financeiro do seu ambiente de negócios ou, no mínimo, fazer com que o seu negócio consiga retomar o fôlego para seguir em frente. Confira:


1. Trace estratégias

Já ouviu aquele ditado “Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”? Pois é, se encaixa como uma luva nessa situação de crise econômica. Pensar e estabelecer objetivos a curto, médio e longo prazo é a melhor maneira de enxergar a luz no fim do túnel. Por isso, trace metas, estabeleça períodos de concretização e caminhos realmente praticáveis para atingi-los.


2. Aproveite a gestão pela Tecnologia da Informação e Comunicação

Gerenciar processos utilizando um bom software de gestão pode ser o pontapé inicial que você tanto precisa para enfrentar a crise. O gerenciamento ágil, preciso e automatizado permite que você enxergue as áreas em que é possível enxugar despesas, identificar os melhores momentos para investir, quando cumprir com as obrigações fiscais e ainda definir os valores que serão cobrados pelos serviços disponibilizados por você. Pare para refletir e descubra o que a sua empresa pode ganhar com um bom software médico.


3. Fidelize seus pacientes

Como já foi dito por aqui, cativar os pacientes que você já tem é uma ótima forma de mantê-los fiéis aos seus serviços. Afinal, se formos observar do ponto de vista econômico, conquistar novos clientes pode demandar um investimento bem maior do que manter os já existentes.

Para colocar isso em prática, é preciso uma série de ações conjuntas para realmente gerar resultados. Por isso, o ideal é sempre buscar conhecimento sobre as principais questões que você precisa saber para fidelizar pacientes.

 

4. Faça uso do Marketing médico

Adotar o Marketing Médico é uma maneira de trabalhar a comunicação de forma inteligente, objetiva e estratégica, o que é um ponto muito positivo, já que auxilia na exposição da marca da clínica, do consultório ou mesmo do profissional. O planejamento deve envolver uma infinidade de questões, como análise do público-alvo, atendimento ao cliente, qualidade dos serviços, etc.  Por isso é muito bom ter em mente e entender a importância do Marketing Médico para  seu negócio.


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Confira tambem: Atendimento humanizado: Por que você deve se preocupar com isso


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