Muito além da divulgação! Entenda como o marketing médico pode transformar o atendimento da sua clínica para melhor.
Descubra os motivos que fazem do marketing médico um grande aliado de clínicas médicas e hospitais.
Todo gestor de saúde sabe que a métrica de qualidade de seu atendimento é calculada a partir da satisfação dos pacientes. E você sabe como o marketing médico pode ajudá-lo? É sobre esse assunto que iremos tratar.
Esse tipo de estratégia de comunicação envolve a captação de novos pacientes, passando pelo atendimento até chegar ao pós-atendimento. Diferente do que muitos acreditam, vai além da simples “divulgação da clínica”.
Fazem parte das estratégias de marketing: a preocupação com infraestrutura médica, equipe, formas de comunicação, identidade visual e presença digital. Ficou curioso para saber como essa estratégia pode otimizar s9918eu atendimento? Continue lendo!
Diferenças entre o marketing convencional e o marketing médico
Enquanto no marketing convencional chamamos de clientes as pessoas com as quais estamos nos comunicando, aqui no marketing médico elas são pacientes, com suas necessidades específicas, que esperam um atendimento humano para solucionar suas queixas.
Nesse sentido, as ferramentas digitais somam-se a essas estratégias, pois possibilitam uma forma fácil e assertiva de comunicação entre profissionais da saúde e pacientes.
Ações de marketing médico
Entre as ações que sua clínica ou hospital pode fazer encontram-se:
Realizar uma ação de assessoria de imprensa ou publicidade, para ganhar visibilidade em jornais, portais, rádios ou programas de televisão;
Produzir uma identidade visual e tom de voz para sua presença na internet;
Capacitar constantemente a equipe para aperfeiçoar o atendimento;
Estar engajado com campanhas de promoção à saúde e prevenção de doenças;
Contratar serviços de marketing digital especializados em construir e divulgar serviços médicos.
Outro ponto que gestores da saúde devem estar atentos na hora de realizar sua estratégia de comunicação é com as determinações do Conselho Federal de Medicina (CFM). Dessa forma, a estratégia estará alinhada com a credibilidade e idoneidade tanto dos profissionais da saúde quanto de seus pacientes.
Afinal, por que fazer marketing médico?
Quando uma clínica investe em presença digital, seja por meio da construção de um site, de um canal de comunicação pelas redes sociais, pela produção de conteúdo digital ou links patrocinados, os resultados vão aparecer concretamente.
E você, como gestor, pode mensurá-los, através de métricas como ROI (Retorno sobre Investimento), Pesquisa de Satisfação do Paciente e pelo CAC (Custo de Aquisição do Cliente).
Contar com o marketing médico em sua gestão é uma das formas de fidelizar pacientes, que podem assim estar mais próximos dos profissionais de saúde. Para isso, escolha profissionais de comunicação com expertise na área de saúde, como a Agência Ecos.
Para realizar uma gestão completa de sua clínica médica, conte com o MEDSYSTEM WEB. Esse software é especializado em gestão clínica, preparado para atender às principais inovações da área da saúde e garantir a segurança de dados dos pacientes.
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