0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Teleconsulta, você está utilizando de forma ética e segura?

09/11/2020
Teleconsulta, você está utilizando de forma ética e segura?

Saiba como aplicar de maneira ética e segura a teleconsulta em sua clínica.


A transformação digital tem afetado positivamente todas as áreas de trabalho. Na medicina, a tecnologia conquista seu lugar como aliada da inovação, auxiliando médicos e gestores a manterem um atendimento de qualidade e ético.

Destaca-se, nesse sentido, a Teleconsulta, uma das modalidades da prática remota da medicina. Sinteticamente, é a modalidade em que ocorre a troca de informações entre médicos e pacientes, ou entre médicos e médicos, visando auxiliar a descoberta do melhor diagnóstico e tratamento terapêutico por meio de videoconferências ou videochamadas.

A teleconsulta não tem uma legislação própria, mas a prática foi liberada te9918mporariamente pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), durante a pandemia mundial de Covid-19. Continue a leitura para compreender mais como aplicar de forma ética e segura a modalidade à realidade das clínicas médicas.


O que é preciso para realizar a Teleconsulta

Para realizar a Teleconsulta, por videoconferência ou aplicativos de videochamadas é necessário contar com segurança de dados. Entre as formas que a consulta remota pode ser realizada encontram-se:


  • Entre médicos: ocorre quando os médicos buscam assistência de outras especialidades para auxiliar no diagnóstico ou na melhor escolha de tratamento e medicação ou procedimento. Nesse momento, o paciente não está presente;

  • Entre médico e paciente: são as consultas feitas entre médico e paciente apenas para colher o primeiro diagnóstico ou retorno;

  • Sincronia: a interação acontece no mesmo momento de forma direta, como na Teleconsulta entre médico e paciente;

  • Assíncrona: o tempo de resposta é diferente e não exige interação direta entre médico e paciente.


Além de contar com um software seguro que esteja preparado para proteger e manter o sigilo dos dados, para realizar a Teleconsulta de maneira ética e segura, também é preciso seguir as regulamentações brasileiras sobre a área. A seguir veja quais são as principais regulamentações brasileiras sobre o assunto.


Regulamentação da Teleconsulta no Brasil 

No Brasil, como dito anteriormente, a Teleconsulta não conta com uma legislação própria, pois ainda não foi acordado qual a melhor maneira de aplicar essa tecnologia ao ambiente da saúde, visto que a consulta remota não exclui a importância da consulta presencial, como pontua o CFM (Conselho Federal de Medicina).


Porém, no dia 19 de março  de 2020, o Ministério da Saúde autorizou que fossem realizados três modalidades de teleconsulta durante a pandemia de Covid-19, segundo a portaria nº 467 do Governo Federal:  


  • Teleorientação – pode ser feita por telefone ou por videoconferência, encaminhando pacientes em isolamento, questionando sobre sinais, sintomas e histórico do requerente; 

  • Teleinterconsulta – permite a troca de informações e opiniões exclusivamente entre médicos, que auxiliam na tomada de decisão do diagnóstico ou terapêutico;

  • Telemonitoramento – possibilita que seja feita a avaliação e acompanhamento das condições clínicas dos pacientes.

A portaria n.º 467 estabelece que estes critérios são válidos tanto para as instituições públicas, como o SUS, quanto para a saúde suplementar e privada.


Software aliado à gestão de clínicas médicas

Alinhar a tecnologia com as demandas internas de sua clínica médica é um grande desafio para os gestores. Quando bem implementada, a tecnologia, como é o caso da Teleconsulta, agrega vantagens às clínicas médicas. 

Entre as vantagens estão: a extensão do serviço médico, que passa a atender pacientes que residem em regiões afastadas ou de difícil acesso; otimização do tempo e custos; agilidade no tratamento e segurança da informação.

Mesmo não existindo uma regulamentação que estabeleça o uso específico de um software, especialistas em gestão clínica apontam que optar por um sistema de solução realmente especializado faz toda a diferença na garantia de segurança e agilidade.

O Sistema de Soluções para a Gestão de Clínicas Médicas - MEDSYSTEM WEB, além de atender os pré-requisitos de qualidade de um software padrão, segue corretamente o regulamento das normas  exigidas pelo setor da saúde.



Gerencie sua clínica médica de forma precisa e inteligente.
MEDSYSTEM WEB

Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Telefone)

Acompanhe nossas redes

@medsystemweb
 medsystemweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.