0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Big Data na saúde: Como aplicar e quais os benefícios

10/02/2021
Big Data na saúde: Como aplicar e quais os benefícios

Conheça a ferramenta especial da TI que otimiza o ambiente de trabalho na saúde.


Instituições da saúde estão cada dia mais próximas dos avanços tecnológicos. O Big Data, termo conhecido na área da Tecnologia da Informação, mostrou-se como forte tendência que acompanhará a modernização das organizações de saúde nos próximos anos.

A rotina de uma clínica médica engloba um alto volume de dados provindos de diversas fontes, como aplicativos e dispositivos de monitoramento, prontuários eletrônicos, exames e laudos digitais.

O mais importante em relação aos dados não é sua quantidade, mas sim o sistema de inteligência que você utiliza para colher e analisar as informações mais valiosas.


Nesse sentido, entenda mais como o Big Data funciona e como  pode ser aplicado na área da saúde, trazendo inúmeros benefícios à sua gestão.


O que é o Big Data?

O conceito principal do Big Data é a geração diária de uma quantidade enorme de dados que não pode ser organizada e analisada apenas por humanos, devido à sua alta quantidade e complexidade.

O conjunto de técnicas que compõem esta ferramenta permite que grandes números de dados sejam organizados e analisados por softwares especiais, que geram informações mais precisas em um curto espaço de tempo.


Como aplicar o Big Data na saúde?

A aplicação do Big Data à saúde e, mais precisamente em clínicas, segue os passos de outras instituições, diferenciando-se no que diz respeito aos tipos de dados. 

Entre os tipos mais usuais de dados encontrados na saúde estão:


  • Dados pessoais:  nome, data de nascimento, filiação, local de moradia, sexo, CPF, entre outros;

  • Dados clínicos: alergias, diagnósticos, medicações tomadas, vacinações, hábitos de risco, entre outros;

  • Dados de exames: oximetria, exames de imagem, exames de sangue, entre outros;

  • Dados de procedimentos: cirurgias, internações, intervenções recebidas, tempos de estadia em UTI, entre outros.

Imagine ter que armazenar fisicamente esses dados? Quanto maior for o número de fontes, maior  complexidade existirá na análise. 

Por isso, é indicado que gestores clínicos procurem por um software que esteja preparado para atender às demandas clínicas com uma análise de dados de alta performance, como o Big Data.

O MEDSYSTEM WEB oferece aos gestores clínicos um sistema operacional completo, que permite a personalização para 36 especialidades. A constante evolução faz com que o software para gestão clínica mantenha-se sempre atualizado com as principais inovações tecnológicas.


Gerencie sua clínica médica de forma precisa e inteligente.


MEDSYSTEM WEB

Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Telefone)

Acompanhe nossas redes

@medsystemweb
 medsystemweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE