A Medicina avança a cada ano e, junto dela, avançam também os recursos tecnológicos para aprimoramento das práticas, como é o caso da Telemedicina.
Se antes o máximo de inovação dentro de um consultório médico era um fax, atualmente o mercado oferece soluções surpreendentes para resolver e gerir questões do dia a dia de uma clínica.
Cabe apenas a você, empreendedor ou médico, preparar o seu consultório para receber e aderir a essa novidade!
Afinal, o que é a Telemedicina?
A Telemedicina é definida como exercício da medicina mediada por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças, lesões e promoção de saúde.
Dessa forma, entendemos que ela tem papel mediador no exercício da medicina, aliando inovações tecnológicas a gestão no meio da saúde.
Também é importante frisar que a Telemedicina não surgiu como um recurso para substituição dos médicos, tampouco, para diminuir a atenção desses profissionais com seus pacientes. Muito pelo contrário, seu objetivo é aproximar ainda mais os recursos médicos aos pacientes, sem limites geográficos.
Mudanças legislativas para a Telemedicina
O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por regulamentar os atendimentos a distância, mediados por plataformas virtuais: a Telemedicina.
A Resolução 2.227/18 definiu e disciplinou a Telemedicina no Brasil, entretanto, foi revogada pela Resolução 2.228/2019 em virtude do clamor de inúmeras entidades médicas. Dessa forma, a resolução anterior editada pelo CFM (Res. nº1.643/2002) foi restabelecida.
Vale destacar, no entanto, que a Resolução nº1.643/02 aborda o tema Telemedicina de forma muito superficial, mas, mesmo assim, possibilita que os profissionais utilizem plataformas virtuais para o exercício da medicina.
Neste ano, devido a necessidade de mudanças em todos os setores da saúde por conta da pandemia mundial do COVID-19, foi sancionada a Lei 13.989 de 2020 que permitiu realizar atendimento médico de forma virtual.
Entretanto, em agosto de 2020, parte do texto original dessa lei foi vetado pelo Presidente: a validação de receitas ou medicamentos por via de suporte digital, mesmo que apresentada com assinatura eletrônica ou digitalizada do médico, e o dispositivo que previa a regulamentação da Telemedicina pelo CFM, após a pandemia. No entanto, os respectivos vetos 05/2020 e 69/2020 foram rejeitados pelo Congresso Nacional (Senado).
Por fim, a prática da Telemedicina continua autorizada conforme estabelecida na Lei 13.989/20 e regulamentada pela Resolução CFM nº 1.643/2002, sendo válidas as receitas médicas em suporte digital e a continuidade da regulamentação da prática da Telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, após a pandemia do COVID- 19.
A Telemedicina para inovar sua gestão
A utilização da Telemedicina atinge diversas áreas, como:
Atendimento ao paciente;
Estudo, ensino e pesquisa;
Promoção e prevenção em saúde;
Resolução cooperativa de casos especiais.
Essa é uma novidade que irá impactar nas práticas da saúde, com objetivos de implantar o crescimento de empresas na área da saúde, troca de conhecimentos entre os profissionais, maior acesso ao conhecimento de especialistas, agilidade e precisão na comunicação interprofissional e, é claro, na expansão da capacidade de atendimento.
A otimização, seja de custos ou de tempo hábil é um dos maiores focos da Telemedicina. Além de possibilitar muito mais agilidade na entrega de laudos e maior padronização e segurança dos processos essa prática garante benefício para os pacientes.
O relacionamento de forma digital permite que os resultados de laudos e exames sejam enviados remotamente, sem necessidade de deslocamento, ação extremamente positiva em momentos de prevenção da saúde, como o que estamos vivendo.
Nesse sentido, os principais benefícios da adoção da Telemedicina são:
Agilidade no tratamento e entrega dos resultados;
Armazenamento mais seguro e eficaz de dados;
Otimização de tempo x custo-benefício;
Redução do tempo de espera para consulta.
Agora é hora de adaptar a sua realidade para evoluir
A Telemedicina já é realidade no Brasil e, cada vez mais, vem ganhando espaço para crescer e transformar a área da saúde e a gestão de clínicas, hospitais e outros.
Por isso, você como médico inovador ou empresário que acompanha as transformações e se preocupa com a qualidade do serviço que os pacientes recebem, precisa estar preparado para o futuro da medicina!
Um sistema de gestão totalmente online, com o melhor da Telemedicina, garante que as informações da sua clínica e de seus pacientes estejam seguras, mesmo quando compartilhadas. Além disso, é possível vivenciar os processos em um sistema que cuida integralmente do seu negócio: desde o agendamento online, até a pesquisa de satisfação, controlando diversas áreas como finanças, estoque e arquivo.
Seja você um líder no mercado da saúde. Dê o passo primordial na caminhada rumo à expansão. Clique aqui e experimente como transformar sua gestão com a Telemedicina, vivenciando o impacto da inovação tecnológica.
Gerencie sua clínica médica de forma precisa e inteligente.
MEDSYSTEM WEB
Fale com nossos consultores
0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Tel)
Acompanhe nossas redes
@medsystemweb
medsystemweb.com.br
Compartilhe essa postagem