0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Telemedicina é a inovação

11/09/2020
Telemedicina é a inovação

A Medicina avança a cada ano e, junto dela, avançam também os recursos tecnológicos para aprimoramento das práticas, como é o caso da Telemedicina.


918

Se antes o máximo de inovação dentro de um consultório médico era um fax, atualmente o mercado oferece soluções surpreendentes para resolver e gerir questões do dia a dia de uma clínica. 

Cabe apenas a você, empreendedor ou médico, preparar o seu consultório para receber e aderir a essa novidade!


Afinal, o que é a Telemedicina?

A Telemedicina é definida como exercício da medicina mediada por tecnologias para fins de assistência, educação, pesquisa, prevenção de doenças, lesões e promoção de saúde.

Dessa forma, entendemos  que ela tem papel mediador no exercício da medicina, aliando inovações tecnológicas a gestão no meio da saúde.

Também é importante frisar que a Telemedicina não surgiu como um recurso para substituição dos médicos, tampouco, para diminuir a atenção desses profissionais com seus pacientes. Muito pelo contrário, seu objetivo é aproximar ainda mais os recursos médicos aos pacientes, sem limites geográficos.

Mudanças legislativas para a Telemedicina

O Conselho Federal de Medicina (CFM) é o órgão responsável por regulamentar  os atendimentos a distância, mediados por plataformas virtuais: a Telemedicina. 

A Resolução 2.227/18 definiu e disciplinou a Telemedicina no Brasil, entretanto, foi revogada pela Resolução 2.228/2019 em virtude do clamor de inúmeras entidades médicas. Dessa forma, a resolução anterior editada pelo CFM (Res. nº1.643/2002) foi restabelecida.

Vale destacar, no entanto, que a Resolução nº1.643/02 aborda o tema Telemedicina de forma muito superficial, mas, mesmo assim, possibilita que os profissionais utilizem plataformas virtuais para o exercício da medicina.  

Neste ano, devido a necessidade de mudanças em todos os setores da saúde por conta  da pandemia mundial do COVID-19, foi sancionada a Lei 13.989 de 2020 que permitiu realizar atendimento médico de forma virtual. 

Entretanto, em agosto de 2020, parte do texto original dessa lei foi vetado pelo Presidente: a validação de receitas ou medicamentos por via de suporte digital, mesmo que apresentada com assinatura eletrônica ou digitalizada do médico, e  o dispositivo que previa  a regulamentação da Telemedicina pelo CFM, após  a pandemia. No entanto, os respectivos vetos 05/2020 e 69/2020 foram rejeitados pelo Congresso Nacional (Senado).

Por fim, a prática da Telemedicina continua autorizada conforme estabelecida na Lei 13.989/20 e regulamentada pela Resolução CFM nº 1.643/2002, sendo válidas as receitas médicas em suporte digital e a continuidade da regulamentação da prática da Telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina, após a pandemia do COVID- 19.

 

A Telemedicina para inovar sua gestão

A utilização da Telemedicina atinge diversas áreas, como:

  • Atendimento ao paciente;

  • Estudo, ensino e pesquisa;

  • Promoção e prevenção em saúde;

  • Resolução cooperativa de casos especiais.

Essa é uma novidade que irá impactar nas práticas da saúde, com objetivos de implantar o crescimento de empresas na área da saúde, troca de conhecimentos entre os profissionais, maior acesso ao conhecimento de especialistas, agilidade e precisão na comunicação interprofissional e, é claro, na expansão da capacidade de atendimento.

A otimização, seja de custos ou de tempo hábil é um dos maiores focos da Telemedicina. Além de possibilitar muito mais agilidade na entrega de laudos e maior padronização e segurança dos processos essa prática garante benefício para os pacientes.

O relacionamento de forma digital permite que os resultados de laudos e exames sejam enviados remotamente, sem necessidade de deslocamento, ação extremamente positiva em momentos de prevenção da saúde, como o que estamos vivendo.


Nesse sentido, os principais benefícios da adoção da Telemedicina são:

  • Agilidade no tratamento e entrega dos resultados;

  • Armazenamento mais seguro e eficaz de dados;

  • Otimização de tempo x custo-benefício;

  • Redução do tempo de espera para consulta.


Agora é hora de adaptar a sua realidade para evoluir

A Telemedicina já é realidade no Brasil e, cada vez mais, vem ganhando espaço para crescer e transformar a área da saúde e a gestão de clínicas, hospitais e outros. 

Por isso, você como médico inovador ou empresário que acompanha as transformações e se preocupa com a qualidade do serviço que os pacientes recebem, precisa estar preparado para o futuro da medicina!

Um sistema de gestão totalmente online, com o melhor da Telemedicina, garante que as informações da sua clínica e de seus pacientes estejam seguras, mesmo quando compartilhadas. Além disso, é possível vivenciar os processos em um sistema que cuida integralmente do seu negócio: desde o agendamento online, até a pesquisa de satisfação, controlando diversas áreas como finanças, estoque e arquivo.

Seja você um líder no mercado da saúde. Dê o passo primordial na caminhada rumo à expansão. Clique aqui e experimente como transformar sua gestão com a Telemedicina, vivenciando o impacto da inovação tecnológica.

Gerencie sua clínica médica de forma precisa e inteligente.
MEDSYSTEM WEB

Fale com nossos consultores 

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Tel)

Acompanhe nossas redes

@medsystemweb
 medsystemweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.