0800 707 5900 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Confira as dúvidas mais frequentes sobre a telemedicina

13/10/2020
Confira as dúvidas mais frequentes sobre a telemedicina

A telemedicina está presente em grande parte dos consultórios médicos, tire as dúvidas que você ainda tem sobre a prática que transforma a forma de exercer a medicina.


Com a pandemia ocasionada pelo COVID-19, as instituições e profissionais da saúde tiveram que responder de forma rápida e coordenada, tanto nos setores públicos como privados. 

Nesse sentido, a Telemedicina, prática que já vinha sendo utilizada mais timidamente entre os médicos, recebeu destaque e contribuiu para transformação da forma de fazer medicina. Essa ferramenta vem transformando  a rotina de médicos, profissionais da saúde, clínicas e hospitais. 

A Telemedicina faz parte desse esforço para manter os atendimentos e serviços básicos de saúde, encontrar medidas que possibilitem a assistência médica, e ao mesmo tempo, buscando prevenir o contágio. 

Dessa  forma, a Teleme9918dicina facilita a conexão entre médico e paciente, tendo em vista que ela requer cuidados especiais em sua aplicação, tornando natural que mesmo profissionais e gestores experientes da saúde tenham algumas dúvidas sobre o tema. A seguir, listamos as dúvidas mais comuns quando o assunto é Telemedicina.


A telemedicina é permitida por lei

A operacionalização da telemedicina foi regulamentada pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº 467, no dia 23 de março de 2020. Logo, possibilitou que a prática da medicina pudesse ser feita a distância, naquele momento, em caráter de excepcionalidade durante o estado de calamidade pública.  

Em 25 de março de 2020, a PL 690/20 foi aprovada pela Câmara dos Deputados e a Telemedicina passou a ser regulamentada no Brasil. 


Quais especialidades podem praticar a telemedicina?

Todas as especialidades médicas podem praticar a Telemedicina, desde que cumpram os requisitos de segurança para oferecer um atendimento de qualidade. Mantendo igualmente a ética da profissão no atendimento remoto. 

As modalidades que podem optar por esse tipo de atendimento são: atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico.


Teleorientação, Telemonitoramento e Teleinterconsulta, o quê?

Cada uma dessas modalidades compõe a prática remota da medicina.

Pela Teleorientação o médico consegue realizar a anamnese online, com o intuito de diagnosticar possíveis patologias e medicar o paciente. Caso seja necessário, pode orientá-lo a passar por uma consulta presencial ou dar continuidade ao tratamento.

O Telemonitoramento, por sua vez, engloba a supervisão e o monitoramento do paciente a  distância. Nesse caso, a clareza e veracidade das informações são cruciais para a continuidade de um acompanhamento de qualidade.

Por fim, a Teleinterconsulta é a troca de informações entre médicos visando auxiliar a descoberta do melhor diagnóstico e tratamento terapêutico por meio da troca de conhecimentos.


Como funcionam as prescrições e os atestados médicos

A prescrição digital de receitas ou atestados médicos tem sido presença marcante nas consultas por agilizar a conexão entre consultório e farmácia. 

Assim, para que a prescrição digital seja validada é fundamental a assinatura digital. Sendo assim, esta assinatura digital pode ser obtida através de um certificado digital gerado por uma empresa especializada e autorizada.


Qual plataforma de Telemedicina devo utilizar para realizar consultas?

A Lei não prevê uma ferramenta específica. Porém, na hora de escolher por qual plataforma irá feita as consultas, a segurança deve ser colocada em primeiro lugar

Dessa forma, os softwares médicos são as opções mais indicadas, pois cumprem os requisitos de segurança e disponibilizam aos médicos outras funções que agilizam e otimizam os atendimentos online.


O Sistema de Soluções para a Gestão de Clínicas Médicas - MEDSYSTEM WEB, além de atender os pré-requisitos de qualidade de um software padrão, está regulamentado com todas as regras e normas de segurança exigidas pelo setor da saúde.



Gerencie sua clínica médica de forma precisa e inteligente.
MEDSYSTEM WEB

Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Tel)

Acompanhe nossas redes

@medsystemweb
 medsystemweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Entre em
contato

Para melhor atendermos você, informe:

*Ao preencher o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade.