Mude a forma como seu paciente enxerga sua clínica
O termo “experiência do paciente” é recente para a área da saúde, porém já está presente em outras áreas do mercado, mais conhecido como “experiência do consumidor”.
Aproximando-se do termo comumente visto em outros setores, a experiência do paciente diz respeito à percepção que esse tem dos serviços e atendimentos recebidos em clínicas e consultórios médicos.
Os critérios de qualidade envolvem a facilidade de acesso, am9918biente físico, cuidado com os materiais, equipe de saúde, entre outros.
Continue acompanhando o restante do artigo. Separamos os principais pontos que merecem atenção dos gestores na hora de trazer inovação na experiência de seu paciente.
Engaje e capacite seus funcionários
Segundo pesquisa realizada com mais de 250 líderes da área da saúde pela ASQ (American Society Quality), a melhor forma de garantir uma experiência do paciente é por meio do engajamento dos funcionários.
A pesquisa mostra que lideranças que priorizam operações do desenvolvimento profissional de seus colaboradores apresentam melhora na consolidação dos processos internos, pois as equipes ficam mais integradas e produtivas.
Cuide do atendimento aos pacientes
Além de investir na capacitação profissional, a pesquisa da ASQ também aponta para a importância de manter uma liderança com olhar diferenciado para o atendimento.
A recepção das clínicas é o seu cartão de visita. Portanto, manter a organização, higienização e conforto faz toda a diferença na percepção de seu paciente. Soma-se a isso, a necessidade de uma comunicação objetiva, concisa e empática do atendente com o paciente.
Aplique tecnologia de ponta à gestão clínica
Um software de gestão clínica facilita o agendamento eletrônico, pode simplificar e manter seguro a gestão financeira e melhora o atendimento, pois mantém o acesso contínuo das informações para toda a equipe.
O MEDSYSTEM WEB, além de oferecer os serviços básicos de todo software, conta com a opção para mobile, APP MEDMOBILE, pelo qual é possível acessar todas as informações de prontuários eletrônicos do paciente, assim como navegar pela agenda e saber sobre os horários das consultas.
Reduza o tempo de espera
Garantir a pontualidade e evitar longos atrasos são fatores que refletem positivamente na experiência do paciente.
Entre as estratégias que podem ser utilizadas para otimizar o tempo de espera estão: determinar um tempo médio para cada tipo de consulta e procedimento, e também contar com uma agenda digital que permita e organize o agendamento de consultas totalmente online.
Implemente ouvidorias e pesquisa de mercado
Por último, mas não menos importante, manter uma ouvidoria proativa atenta a escuta das reclamações, insatisfações e elogios dos pacientes completa os pontos principais para que haja uma inovação bem sucedida dentro das clínicas ou consultórios.
Completando o quadro, para mensurar o grau de satisfação dos pacientes, pode ser utilizada também a pesquisa de mercado online, que facilita as respostas e avaliação posterior.
Aplicar o conceito de experiência do paciente, auxilia a gestão clínica a identificar os pontos que precisam ser aperfeiçoados, e aquilo que pode ser mantido pela administração.
O Sistema de Soluções para a Gestão de Clínicas Médicas - MEDSYSTEM WEB, além de atender os pré-requisitos de qualidade de um software padrão, preocupa-se com a capacitação contínua da equipe e com a experiência dos pacientes.
Gerencie sua clínica médica de forma precisa e inteligente.
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