O “boom” na área da saúde já é uma realidade. Cada vez mais profissionais estão sendo graduados por aí e, consequentemente, entrando no mercado. Com isso, é possível perceber por todos os lados o aumento significativo da concorrência, certo? Isso significa que os clientes agora têm mais poder. Sim, isso mesmo. Quem procura por atendimento médico tem mais opções de escolha. E isso quer dizer uma coisa: é preciso pensar estrategicamente na retenção dos clientes.
Se formos observar primeiramente do ponto de vista econômico, a resposta é que conquistar novos clientes, por exemplo, custa entre cinco a sete vezes mais do que manter os já existentes. Surpreendente, não é mesmo? Com certeza é algo que você imediatamente pensou em adotar no seu ambiente de negócio. Porém, fidelizar um cliente não é simplesmente fazer com que ele volte a se consultar com você ou na sua clínica. É preciso pensar estrategicamente na satisfação de cada um deles, pois é isso que vai influenciar no possível retorno.
Confira algumas das atitudes básicas que você pode começar a utilizar hoje mesmo para conquistar confiança e fidelizar seus pacientes:
Invista em capacitação e humanização de profissionais
Neste quesito a dica é bem simples: paciente bem atendido volta. Pode apostar que sim. Quando alguém se sente à vontade com o atendimento recebido, desde a recepcionista até a atenção dispensada pelo médico, a chance que ele volte quando necessário é muito grande.
Muitos fatores podem influenciar neste percurso, mas, talvez, o mais importante deles seja a capacitação e humanização da sua equipe. Não adianta você ser o profissional mais atencioso do mundo com os seus pacientes se a sua secretária, por exemplo, não os trata com cordialidade, ou se o enfermeiro é impaciente. Capacite a sua equipe e comece a notar a diferença nos seus resultados.
Invista no ambiente
Quando alguém diz o ditado “a primeira impressão é a que fica” parece até meio clichê. Mas, acredite, é verdade. Um local bem organizado e agradável pode ser o primeiro passo para que os seus pacientes se lembrem de você e da sua clínica ou consultório na hora em que precisarem de serviços de saúde novamente.
Como já foi dito no post 5 dicas que irão ajudar você na organização da sua clínica, você não precisa investir rios de dinheiro em decoração, mobília e outros equipamentos caríssimos de última geração. Criar um ambiente tranquilo, seguro e agradável já é o suficiente. Com isso, o paciente se sentirá acolhido, confortável e confiante.
Saiba valorizar a sua imagem
Se você não é visto, também não será lembrado. Por isso, investir na sua imagem como profissional, ou mesmo da sua clínica, é muito importante para que as pessoas tenham uma percepção positiva e estabeleçam uma relação de confiança com você.
Já ouvi falar sobre Marketing Médico? Leia mais sobre a importância dele para o seu negócio AQUI. Outra sugestão que pode ajudar você a resolver os seus problemas de imagem é contratar uma agência de publicidade especializada como a Agência ECOS. Profissionais preparados para lidar com este segmento podem valorizar o seu negócio e também conduzir a sua comunicação de acordo com todas as normas éticas e legais que envolvem a propaganda médica.
Crie ações que demonstrem atenção com os seus pacientes
Todo mundo gosta de ser lembrado de alguma forma. E na relação médico-paciente isso não é diferente. Por essa razão, procure ter mais atenção com os seus atendimentos. Levante-se para recebe-los, seja simpático e cordial, mostre que você tem paixão pela sua profissão.
E quanto mais pessoal você for, melhor. É claro que muitas vezes a correria do dia a dia não permite que você pergunte sobre toda a vida do seu paciente, mas alguns detalhes podem fazer a diferença. Você pode, por exemplo, enviar uma mensagem ou cartão de aniversário. Isso fará com que eles se sintam valorizados e também felizes pela lembrança. Além disso, é uma forma de marcar presença na vida dos pacientes de maneira sutil, porém carinhosa e significativa.
Quer saber mais dicas que podem fazer a diferença no seu ambiente de negócio?
Continue acompanhando o blog e as próximas postagens.
Enquanto isso, aproveite para conferir os conteúdos anteriores
Compartilhe essa postagem