Sistema de Soluções para Gestão de Clínicas Médicas
por Especialidades e Sub Especialidades.


Categoria: Cardiologia
Em 07/12/2015 Medsystem Publicou:
Software Sistema para cardiologistas
Hipertensão atinge um entre quatro brasileiros
 
A hipertensão atinge um entre quatro brasileiros  Roni Rigon/Agencia RBS
 
Estima-se que cerca de 25% da população brasileira seja hipertenso. O maior problema da patologia, muitas vezes, é o diagnóstico tardio. Apesar de grave, a hipertensão não costuma apresentar sintomas perceptíveis no início. Uma pesquisa feita pela Sociedade de Cardiologia do Estado do RS (Socergs), em 2014, indicou que 4,5% dos gaúchos nunca haviam verificado a pressão. O número caiu para 1,5% em 2015, mas ainda é preocupante, levando-se em conta que o exame é simples, rápido e gratuito.
 
“A hipertensão é chamada de sina silenciosa porque a maioria dos hipertensos não sente nada. E justamente por isso, há pessoas com pressão altíssima que nunca chegaram a medi-la” explicou o cardiologista do Instituto do Coração do Hospital de Caridade, Eduardo Radins.
 
A hipertensão costuma ser a causadora de diversos outros casos bastante perigosos, como infarto do miocárdio, Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência renal ou derrames. Por causa disso, além de manter a pressão equilibrada com o uso de medicamentos, o portador necessita procurar alimentar-se melhor e praticar exercícios físicos.
 
A pressão cardíaca elevada pode levar ao rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. Isso causa perda da função neurológica, levando a consequências permanentes, como perda de movimentos do corpo. A hipertensão favorece, ainda, o aparecimento de placas de gordura nas artérias, que podem obstruí-las e bloquear a alimentação de sangue ao coração. Quando isso ocorre, uma das consequências é o infarto do miocárdio. A doença é mais comum entre as mulheres (26,9%) que entre os homens (21,3%) e também varia de acordo com a faixa etária e a escolaridade.
 
 
Fonte: univadis.com.br acessado em 07/12/2015

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago