Sistema de Soluções para Gestão de Clínicas Médicas
por Especialidades e Sub Especialidades.


Categoria: Cardiologia
Em 27/10/2015 Medsystem Publicou:
Software ou Sistema para cardiologistas
Poluição do ar aumenta risco cardiovascular em adultos jovens
 
 
Viver em uma cidade poluída aumenta o risco cardiovascular no início da fase adulta, revelou um estudo polonês. Pesquisadores da Universidade Jagiellonian na Cracóvia compararam dados de 826 adultos jovens saudáveis aleatoriamente selecionados com idade de 16 a 22 anos, dos quais 444 viviam na Cracóvia e 382 viviam em Lublin. As duas cidades tinham mais de 300 mil habitantes, mas a mediana da poluição do ar em 10 anos na Cracóvia era duas vezes mais alta do que a de Lublin. 
 
Os participantes vinham de escolas e históricos sociais similares, e viviam em sua cidade natal desde que nasceram. A equipe mediu pressão arterial, frequência cardíaca e níveis sanguíneos de marcadores inflamatórios, incluindo proteína C-reativa (PCR), PCR de alta sensibilidade (PCR-as), homocisteína e fibrinogênio, que foram os indicadores iniciais de doença cardiovascular. Também foram avaliados diversos fatores de confusão potenciais, como Índice de Massa Corporal (IMC) e estilo de vida.
 
Os pesquisadores encontraram níveis significativamente mais altos de PCR, PCR-as, homocisteína e fibrinogênio nos residentes da Cracóvia em comparação com os residentes de Lublin. “Isso pode sugerir que adultos jovens correm maior risco de ter um ataque cardíaco no futuro à medida que é iniciado o processo inflamatório”, disse o autor do estudo Krzysztof Bryniarski. No entanto, não foram encontradas diferenças na pressão arterial. “Mostramos que viver em uma cidade altamente poluída pode ter um impacto nos marcadores de risco cardiovascular até mesmo quando jovem. Isso pode ocorrer mediante um baixo grau crônico de inflamação”, explicou Bryniarski.
 
 
Fonte: ESC Londres

 

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago