Sistema de Soluções para Gestão de Clínicas Médicas
por Especialidades e Sub Especialidades.


Categoria: Oftalmologia
Em 15/10/2015 Medsystem Publicou:
Software ou Sistema para oftalmologistas
Colírios compartilhados são um risco aos nossos olhos
 
 
Um estudo realizado pelo Instituto Penido Burnier com 814 pessoas com idades entre 25 a 65 anos, apontou que 35% das pessoas participantes afirmaram já ter compartilhado algum tipo de colírio. O médico lider do estudo defende a tese que o colírio deveria ser como a escova de dentes, pessoal e intransferível. 
 
Isso porque cada pessoa tem uma flora bacteriana própria na superfície do olho, e como frequentemente o bico dosador acaba por tocar o olho, o compartilhamento desencadeia uma contaminação cruzada, algo que é intensificado pelo calor tropical na maior parte do país. 
 
Das principais doenças de possível contaminação, a conjuntivite é a principal, em seus diferentes tipos: bacteriana, viral e alérgica (sendo a viral a mais comum, com secreção aquosa e esbranquiçada).
 
O médico alerta ainda que, para iniciar o uso, é preciso um diagnóstico e prescrição corretos, sendo obrigatória a consulta com um oftalmologista, para um diagnóstico assertivo. O levantamento feito pelo especialista traz a importância do médico na educação do paciente, esclarecendo sobre os riscos no compartilhamento do colírio.
 
 
Fonte: EBC

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago