Sistema de Soluções para Gestão de Clínicas Médicas
por Especialidades e Sub Especialidades.


Categoria: Neurologia
Em 09/09/2015 Medsystem Publicou
Software ou Sistema para neurologistas
Seu cérebro trabalha muito mais em repouso do que você imagina
 
 
 
 
A atividade realizada pelo cérebro enquanto se está descansando é bem mais ampla do que se imaginava. O chamado estado de "barulho de fundo", que é quando o cérebro está em uma espécie de "stand by", Esse "barulho de fundo" é uma das atividades neurológicas mais interessantes do cérebro, pois não resulta diretamente de estímulos sensoriais ou da coordenação de movimentos, ou seja, é uma atividade que não tem ligação com variáveis externas. "É algo parecido com o que acontece quando nos desconectamos do mundo e sonhamos acordados".
 
Outra conclusão do estudo é que, essa atividade dos neurônios durante o "barulho de fundo" do cérebro acontece não só no córtex (como se imaginava), como também em outra estrutura do cérebro chamada de colículo superior do mesencéfalo.
Os resultados desse estudo sugerem que pesquisas feitas podem ser usadas para detectar quando a atividade neurológica de fundo não está funcionando normalmente, como no caso do autismo e da esquizofrenia. "Algumas pessoas com autismo têm dificuldade em modular os efeitos da atividade neurológica de fundo, o que torna complicado para eles lidarem com tarefas cognitivas. Na esquizofrenia, a atividade de fundo é ampliada e pode contribuir para a formação de alucinações". 
 
Fonte: UOL SP
 

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago