Sistema de Soluções para Gestão de Clínicas Médicas
por Especialidades e Sub Especialidades.


Categoria: Neurologia

Em: 28/08/2015 Medsystem Escreveu:

Software ou Sistema para neurologistas

Dormir de lado "limpa o cérebro" e pode evitar doenças como Alzheimer

 

 

Cientistas Americanos descobriram que dormir de lado ajuda a diminuir as chances de desenvolver Alzheimer, Parkinson e outras doenças neurológicas. Segundo eles, o cerébro consegue eliminar resíduos com mais eficiência quando se dorme nesta posição do que de costas ou de bruços. A pesquisa foi realizada em ratos, cujo cérebro é similar ao dos humanos.

O cérebro tem um sistema complexo para limpar soluções químicas prejudiciais que funciona de forma parecida com o sistema linfático, denominado de "sistema glinfático”. Este sistema possui uma espécie de "encanamento" para fazer a "drenagem" de substâncias indesejadas.

A posição de lado para dormir é a mais comum entre os humanos e muitos animais. O estudo dá subsídio ao conceito de que dormir tem uma função biológica distinta de 'arrumar' a bagunça acumulada enquanto estamos despertos. "Muitos tipos de demência estão ligados a distúrbios do sono, inclusive dificuldades em começar a dormir. Também está aumentando o conhecimento de que os distúrbios do sono podem acelerar a perda de memória na doença de Alzheimer. Essa descoberta traz um novo insight sobre o assunto ao mostrar que a posição em que você dorme é muito importante.

 

Fonte: UOL SP

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago