Sistema de Soluções para Gestão de Clínicas Médicas
por Especialidades e Sub Especialidades.


Categoria: Dermatologia
Em 02/09/2015 Medsystem Escreveu
 
Entenda quando um hematoma pode significar algo mais grave
 
 
As manchas roxas são sangramentos que acontecem na pele ou nas camadas logo abaixo dela. Algumas vezes esses sangramentos acontecem em camadas mais internas e só depois de alguns dias escorrem para a superfície e se tornam visíveis.
As manchas são classificadas em três tipos: petéquias (pontos vermelhos), equimoses (mancha vinhosa) e hematomas (grandes manchas roxas).
 
Geralmente, essas manchas surgem por algum problema de coagulação ou por trauma local. Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor. Colocar gelo logo após a pancada também pode ajudar. O sangue é reabsorvido naturalmente pelo corpo.
 
A mancha roxa também pode ser sinal de uma doença grave: a Púrpura Trombocitopênica. O sistema imunológico de quem tem essa doença desconhece as plaquetas como parte do organismo e começa a produzir anticorpos que passam a ataca-las e destruí-las.
 
As plaquetas são responsáveis pela coagulação do sangue e ajudam a interromper um sangramento no caso de um ferimento. O nível normal de plaquetas no nosso sangue varia de 200 mil a 400 mil.
 
Fonte: G1 SP

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago